Não se pode apontar precisamente o local a época em que o vinho foi feito pela primeira vez, mas o que se pode dizer sobre essa "bebida dos Deuses" é que traz muitos benefícios a saúde, principalmente ao coração!
O vinho tinto é, de longe, o campeão no quesito saúde, pois as uvas contêm uma substância mágica, o resveratrol, que ajuda a diminuir o colesterol ruim (LDL) e a aumentar o bom (HDL).
Por ser uma bebida alcoólica contribui para a prevenção de problemas cardiovasculares, pois o álcool tem efeito vasodilatador, ou seja, ele relaxa a musculatura das artérias e ajuda a evitar a obstrução por coágulos, evitando assim males como infarto e derrame.
Assim, os benefícios do vinho para a saúde humana podem ser:
- diminuir o risco de doenças cardíacas;
- ajuda a prevenir tromboses, derrames e acidentes vasculares cerebrais;
- diminui o risco de infartos;
- ajuda a controlar a pressão alta;
- diminuir o colesterol.
O vinho tinto possui cerca de 20-50 vezes mais resveratrol do que o vinho branco, especialmente porque durante a produção, na fermentação, são incluídas as cascas das uvas que são ricas em resveratrol.
Mas CUIDADO em média o teor alcoólico desta bebida varia de 11% a 13,5%, lembrando que o álcool possui calorias e é tóxico para o organismo, principalmente para o sistema digestivo afetando diretamente o fígado, por isso não se deve consumir quantidades muito acima das recomendadas que neste caso é de 1 taça por dia, 250 ml.
Os benefícios do vinho para a saúde, sem o risco potencial presente no álcool, podem ser encontrados no vinho sem álcool.
Já o suco de uva não tem uma concentração relevante da substância ativa e por isso não tem os mesmos benefícios.
DICA DA NUTRI: Tomar 1 taça de vinho tinto ao dia reduz os riscos de doenças cardíacas e ainda permite você dar aquela "relaxada" ao final do dia. Aproveite!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário sobre esse artigo!