segunda-feira, 7 de julho de 2014

Consulta - Atendimento domiciliar de nutrição - Home Care - Como funciona?

A consulta nutricional em domicílio (home care) consiste em um completo atendimento nutricional com avaliação do paciente seguida pela elaboração do plano alimentar individualizado. Atendo crianças, adolescentes, adultos, idosos, gestantes, obesos, pacientes com transtornos alimentares, pessoas com diabetes e hipertensão arterial.
A Nutricionista Home Care é um profissional especializado em atendimento nutricional domiciliar. A estrutura do atendimento Home Care consiste em identificar através de avaliações físicas e clínicas possíveis deficiências do paciente, bem como a verificação dos hábitos alimentares.

Os serviços oferecidos no primeiro atendimento nutricional domiciliar são: 


• Estabelecimento de metas e objetivos: o paciente diz quais são suas principais metas e objetivos do trabalho nutricional.

• Avaliação alimentar: aplicação de inquéritos e recordatórios alimentares (anamnese) para que possamos conhecer os hábitos do paciente, seus horários, locais de alimentação, assim como tipos de alimentos que consome, quantidades, suas restrições, aversões e preferências alimentares;

• Avaliação clínica: consiste na aplicação de um questionário para que seja avaliado o histórico de doenças do paciente e de sua família, bem como o uso de medicamentos e seus exames laboratoriais. Esta avaliação é finalizada com análise física para que possamos detectar a presença de edemas, manchas na pele, danos nos cabelos e outras anomalias.

• Avaliação Física (antropométrica): aferindo peso e estatura, calcularemos o índice de massa corporal do indivíduo, a qual indicará se paciente encontra-se desnutrido, saudável, sobrepeso ou obeso. Esta avaliação é complementada com a medição das principais circunferências corporais (circunferências do braço, do quadril, da cintura e do abdômen) e com a verificação do percentual de gordura corporal.

• Avaliação do gasto energético: o objetivo desta etapa é conhecer a rotina do paciente através de dados relacionados as suas atividades diárias e também informações sobre a prática de exercícios. A partir destas informações calcularemos o metabolismo basal e o gasto energético diário do paciente.

• Cruzamento de informações: o nutricionista apresenta ao paciente os resultados obtidos conflitando por exemplo gasto energético X consumo energético e propõe então uma reeducação alimentar.

• Reeducação alimentar: o nutricionista discute com o paciente os principais aspectos da sua alimentação. A Reeducação Alimentar é iniciada e continuará durante todo o acompanhamento. Ela consiste em três etapas: abandonar gradualmente os hábitos alimentares indesejáveis, manter as condutas saudáveis e incorporar, aos poucos, novos comportamentos alimentares.

• Elaboração do plano alimentar personalizado: O nutricionista elaborará o plano alimentar do paciente de acordo com seus objetivos, preferências, condição fisiológica e econômica e respeitando a rotina do dia a dia. Assim, o paciente terá uma alimentação saudável, sem precisar abrir mão de seus alimentos preferidos. 

Todos os planos são individualizados, pois cada pessoa tem uma necessidade específica. 

O plano alimentar personalizado conta ainda com a parte de orientações nutricionais e é entregue em uma semana após a primeira consulta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário sobre esse artigo!